27 de fevereiro de 2014

Como Os Grandes Feriados Impactam Em Nosso Negócio De Lembrancinhas

O que fazer em meu negócio de lembrancinhas quando chegam os grandes feriados nacionais?


grandes-feriados-impactam-negocios
Existem alguns problemas quando se aproximam os grandes feriados, que movimentam muitas pessoas. Os impactos em nossos negócios, sejam de lembrancinhas ou artesanato em geral, acabam sendo significantes e as vezes, desastrosos. 

Neste artigo gostaríamos de apresentar a vocês or principais problemas que acontecem e como agir nestas épocas.

Durante a nossa experiência com a Mais Mimos, nossa loja virtual de lembrancinhas e adesivos personalizados, pudemos monitorar e sentir os efeitos que os grandes feriados podem trazer aos nossos negócios. Sejam eles em casa ou na rua, os impactos são significativos e mais de uma etapa do seu negócio pode ser afetada.

Para ajudar vocês a se prevenirem nos próximos grandes feriados e próximos anos (muitos virão!!), criamos uma pequena lista com os principais acontecimentos que mexem com o funcionamento da sua empresa de lembrancinhas.


Encomendas que precisam chegar antes do feriado, por exemplo, o de Carnaval.


Vamos pegar o exemplo deste ano, onde o carnaval está pegando, praticamente de hoje, 27/02 e, pelo que podemos observar, só termina no outro domingo, dia 09/02.


 60 planos de fundo inéditos para o seu negócio de lembrancinhas.


Mesmo nesta época existem crianças fazendo aniversário e muitos pais fazem a festa com o tema de carnaval. Muitas crianças estarão nascendo nesta época e casamentos poderão acontecer. Portanto, encomendas poderão ocorrer para este período.

Como falamos no artigo o marketing de relacionamento é o segredo para ganhar clientes fiéis, a sua relação com seus clientes é a maior oportunidade de tudo dar certo.

Se você pegou alguma encomenda que precise ser entregue nesta época de carnaval, deve adotar a seguinte estratégia:

  • Só aceite encomendas que possam ser enviadas pelos correios até 10 dias antes do feriado.

"- Como assim?"


Se o feriado começa em 27/02, você só poderá aceitar pedidos que possam ser enviados até o dia 17/02.

Não tente, em hipótese alguma, fazer envios pelos correios próximo de feriados. Portanto, se você pegou uma encomenda que precisa estar com o cliente no meio do carnaval, ou logo depois, envie com 10 dias de antecedência, no mínimo.

Não se arrisque a enviar em cima da hora, nem que seja por sedex, porque o risco de não ser entregue é imenso. Os correios não cumprem os prazos nestas épocas, inclusive colocam avisos em seu site. Passamos por esta experiência e tivemos que aprender com o erro desconhecido.

Mas, estamos aqui para trazer à você antes que aconteça!

grandes-feriados-impactam-negociosE uma das piores coisas, para nós que trabalhamos no mercado de lembrancinhas, é atrasar uma entrega e o produto não chegar. Os pedidos possuem data para serem usados. Este é o ponto mais importante do seu negócio de lembrancinhas!

De que adianta uma lembrancinha chegar depois da festa ou evento?

Nada!!!

Resultado: Cliente muuuuuuiiittooo irritado e insatisfeito. Sua imagem prejudicada e possibilidade de boca a boca negativo nas redes sociais.

Lembre-se: Um cliente insatisfeito fala mal da empresa para, pelo menos, 9 outras pessoas.

Informe seus clientes sobre as mudanças necessárias para o feriado.


É muito importante informar aos clientes que o seu ritmo de produção e entregas será alterado devido a chegada do feriado. Coloque a mensagem no seu site, no seu email ou na sua loja.

Uma simples mensagem do tipo:

"Prezados clientes, devido ao feriado de XXXXXXX, estaremos aceitando encomendas somente até o dia XXXX. Esta medida tem o objetivo de manter a qualidade de nossos serviços durante este período de grande movimentação.

Estaremos normalizados a partir do dia ZZZZZZZ.

Ficamos a disposição.

Atenciosamente,
XXXXXXXXX - Empresa YYYYYYYY"

Muito simples não é?

Esta medida vai evitar muita dor de cabeça e é extremamente necessária. Pode confiar!


Acabei pegando uma encomenda e acho que não vou conseguir entregar. O que eu faço?


Este é um caso que poderá acontecer com você (se é que já não aconteceu..). As vezes preferimos arriscar, pode ser uma boa venda, um cliente maior e tal. O fato é que sempre existirá um risco, acima de 50%, de dar errado em grandes feriados.

Bom, é muito importante você monitorar os seus pedidos dia após dia. Saber em que etapa estão e se o prazo será atendido.

Assim que você identificar que não será possível cumprir o prazo de entrega das lembrancinhas ou produtos, entre em contato com o cliente, imediatamente!

Informe à ele o que aconteceu, que você está se esforçando para reverter o problema, mas que você acha que vai atrasar a entrega e gostaria de informá-lo com antecedência para que haja tempo de se tomar alguma providência (por parte do cliente), mesmo que seja o cancelamento do pedido.

Neste caso, não se preocupe, devolva o dinheiro e encerre o caso. Essa é a postura correta de quem quer trabalhar com honestidade. Com certeza o cliente voltará para você quando precisar novamente.


Conclusão


Um outro detalhe muito importante é que em todos os grandes feriados você irá notar uma diminuição nas vendas e no interesse dos clientes. Realmente as pessoas se desligam de tudo e só pensam no feriado, em viajar, preparar viagem, etc. Não se preocupe, é assim mesmo e o efeito é passageiro.

Assim que terminar o feriado, as pessoas voltam com tudo!

É isso pessoal. Desta forma você vai conseguir organizar o seu calendário, fazer suas entregas e ainda tirar uns dias pra curtir uma folga.


Se você está passando por algum problema com seu negócio, já passou por alguma situação assim, deixe seu comentário e compartilhe conosco. Estamos aqui para ajudá-las(os).




como fazer lembrancinhas personalizadas

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Real Time Web Analytics